Disciplinas Obrigatórias

Propriedades físicas da água do mar. Balanço de calor no planeta. Distribuição de propriedades. Formação e dinâmica das massas de água. Massas de água. Circulação oceânica. Equações da conservação da massa e movimento. Aplicações: balanço geostrófico, de gradiente, movimento inercial e teoria de Ekman. O fenômeno das marés. Ondas de superfície. Métodos e instrumentos em oceanografia física.

A disciplina apresenta os oceanos como um ambiente químico que é abordado sobre as diversas formas da água, sua estrutura e propriedades. Os elementos constituintes da água são apresentados em dois grandes grupos, particulados e dissolvidos, onde estes ultimos são divididos em elementos maiores e elementos menores. Os ultimos são apresentados como gases dissolvidos, nutrientes dissolvidos, elementos traços, oligo elementos e elementos radioativos. Os processos oceanográficos são considerados dentro das 3 interfaces: ar, sedimento e continente. São apresentados novos métodos de obtenção de dados, controle de qualidade e programas internacionais de obtenção de dados hidroquímicos.

As principais províncias fisiográficas marinhas. A formação das bacias Oceânicas. Deriva continental. Noções gerais sobre geofísica marinha. Espalhamento do fundo Oceânico e Tectônica de Placas. Os sedimentos marinhos. Ambientes costeiros. Estuários, Deltas, Ilhas de Barreira, Lagoas Costeiras, Recifes de corais, Costas Rochosas. Oceanografia aplicada. Recursos Minerais associados as principais províncias. Impacto antropogênico no ambiente marinho.

Introduzir e discutir os processos físicos que influenciam a produção biológica no ecossistema marinho. O curso enfatizará a interação entre processos físicos, químicos, geológicos, apresentando, também a forma como estes influenciam a biologia de organismos presentes no ambiente aquático. A interação destes processos, criando um ecossistema marinho dinâmico em diferentes escalas de espaço e tempo, é o tópico desta disciplina.
Página 1 de 2